sábado, 17 de dezembro de 2011

      • Geotermismo é o calor interno da Terra, que resulta da energia inicial do planeta e da desintegração progressiva de elementos radioactivos.
      • Grau geotérmico é a profundidade a que é preciso descer, abaixo da zona de temperatura constante, para que a temperatura interna da geosfera aumente C. O grau geotérmico não é um valor fixo, sendo definido para a geosfera um valor médio da ordem dos 33 metros. É, portanto o número de metros que é necessário descer para o interior da Terra, para que a temperatura aumente 1ºC.
      • Gradiente geotérmico é a taxa da variação da temperatura com a profundidade, ou seja o aumento da temperatura por quilómetro de profundidade (a temperatura aumenta cerca de 30ºC por quilómetro). No entanto, o gradiente geotérmico diminui com a profundidade.
      • Fluxo térmico é a quantidade de calor libertada por unidade de superfície e por unidade de tempo. O fluxo térmico tem um valor muito superior ao somario das energias de todos os processos sísmicos, vulcânicos e tectónicos da Terra. Esse fluxo é maior, por exemplo, nas zonas vulnicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário